Foto: Rayza Lélis |
Componente de um quadro de compositores que interagem para o fortalecimento da música popular regional em nosso país, compositor, intérprete e instrumentista, compõe com boa dose de dramaticidade o perfil épico da região são franciscana, articulando acordes nos meandros de um contexto sócio-cultural.
Músico integrante do “Quinteto Fred Dantas”, que sob a regência do maestro Fred Dantas se apresentava por Salvador e todo o interior da Bahia.
*1993 lançou o álbum “Beiradeiro” em parceria com o músico Clerbet Luis, composto de canções autorais.
*2001 lança o CD Renascença que contém parcerias com Clerbet Luis e Orlando fraga, conta ainda com a participação de Xangai como intérprete, na canção “Razão”, canção essa que fez parte da trilha sonora do filme “Espelho d’água” sob a direção de Carla Camuratti, sendo ainda a grande vencedora do I Festival de música da Rádio Educadora FM de Salvador em 2003.
*2007 Lança o CD “Um cantador do São Francisco”, tendo como diretor musical o músico Alisson Menezes. Com esse trabalho Paulo Gabiru reafirma o seu compromisso em contar e cantar as lendas e histórias do maior rio genuinamente brasileiro e do povo ribeirinho que vive à suas margens.
*2009 Show Um Cantador do São Francisco no SESC Campinas.
*2012, Show no Festival Avuador em Vitória da Conquista, BA, projeto patrocinado pela Conexão Vivo através da Lei de Incentivo FAZCULTURA. Apresentação no projeto Conversa de Compadres, com Alisson Menezes e Gutemba. Show na II Virada Cultural de Bom Jesus da Lapa com Josy Lelis.
*2013 Apresentação na II Celebração das Culturas dos Sertões em Juazeiro, Apresentação no projeto Quinta Musical SESC Vitória da Conquista, Show no Natal da Cidade em Vitória da Conquista.
*2014 Gravação e lançamento do CD “E o Jogo Continua”, contemplado no edital Calendário das Artes 2 de 2013, da FUNCEB.